Agenda de eventos

Outubro 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

News Letter

Assine nosso News e fique por dentro das novidades.

Coisas que infligem medo ao coração

Quais são as coisas que infligem medo ao seu coração? O Estado Islâmico e o terrorismo global? Doenças epidêmicas, como o ebola ou qualquer outro vírus resistente aos tratamentos? A sempre presente ameaça de uma guerra nuclear? A violência praticada com armas de fogo? O turbilhão econômico, nacional e global? A chamada mudança climática?

Estas questões confrontam as pessoas em todo o mundo; são temores que compartilhamos quer vivamos na Europa, Ásia, África, América do Norte, do Sul ou no Anel do Pacífico. Existem ainda os temores mais pessoais que pairam em nosso subconsciente: Meu emprego é seguro? O que vai acontecer se perdermos aquele cliente? A nossa empresa sobreviverá a esse ambiente tão competitivo? Será que vou conseguir aquela promoção que tanto desejo e preciso? Qual será o resultado da biópsia (minha ou do meu ente querido)? Vou conseguir pagar as contas? Vou envelhecer dignamente – ou tragicamente?

A mídia pouco faz para acalmar nossos medos. Quando muito, assopra as brasas, fazendo com que nossos temores se transformem em labaredas de ansiedade. Os jornais apresentam um relatório do que o mal realizou no dia de ontem, seja em nossas comunidades, nossa nação ou ao redor do mundo. A televisão conta as coisas terríveis que aconteceram hoje. A Internet, com seu imediatismo (que é tanto bom quanto mal) grita sobre os perigos do que está acontecendo neste exato momento.

E tudo isso é planejado. Os canais da mídia se esforçam para nos fisgar – e nos manter fisgados – assistindo ao desenrolar de eventos terríveis. Isso é o que mantém os níveis de audiência e ajuda a vender anúncios. “Se tem sangue, é notícia” – este tem sido desde há muito o lema da mídia noticiosa.

E então, como reagimos a isso? Muitas pessoas estocam comida, armas e munição, esperando poder defender-se contra inimigos visíveis e invisíveis. Nós nos preocupamos, às vezes buscando aconselhamento psicológico e emocional na tentativa de lidar cos os nossos medos constantes e crescentes. Acusamos as trevas e o mal que causam. E o diabo, que a Bíblia chama de “autor do mal”, dá risada.

Todas estas reações são aparentemente naturais. Afinal de contas, somos apenas humanos, certo? Mas, para aqueles entre nós que professam serem pessoas de fé, existe uma pergunta diferente a ser feita: O que Deus gostaria que fizéssemos? Aqui seguem algumas coisas que a Bíblia diz sobre a forma de lidarmos com o medo neste mundo temível:

Conscientize-se de que a ansiedade é pecado. Se Deus diz “Não mate” e nós matarmos, isto é pecado. E eis o que Deus diz sobre a ansiedade: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4:6).

Conscientize-se de que o medo também é pecado. Deus diz: “...não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41:10).

Conscientize-se de que “o perfeito amor expulsa o medo”, como nos é dito em I João 4:18. Por causa disto, podemos confiar que estaremos seguros nas mãos de Deus até terminarmos o que Ele planejou que fizéssemos. “O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens?” (Salmos 118:6). “(o justo) Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor.“ (Salmos 112:7).

Por fim, devemos estar cheios – transbordantes – do Espírito de Deus, de Sua alegria, Sua paz e Seu poder. Ao invés de desperdiçar tempo e esforço culpando as trevas, nos esforcemos por refletir Sua luz, simplesmente fazendo o que Ele diz para fazermos: “...Eu sou a luz do mundo. Quem Me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12).

Próxima semana tem mais!


Artigo de autoria de Ken Korkow, que mora em Omaha, Nebraska, U.S.A., onde ele serve como Diretor do CBMC. Adaptado de “Fax of Life” (Fax da Vida), coluna que ele escreve semanalmente. Usado com a devida permissão. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2015 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês, italiano e japonês.